quinta-feira, agosto 20, 2009

Os banhos e os rituais de beleza

Toda pessoa tem um ritual de beleza próprio. São inúmeras máscaras caseiras e idas ao salão de beleza, de preferência ao Studium Capelli viu, gente!, para sentir-se melhor, mais bonita e mais atraente. Só que todo ritual de beleza e todas essas sensações só começam a partir de um bom banho. Isso mesmo, água é fundamental. Um bom banho é capaz de renovar as energias, deixar a pele mais bonita e melhorar o humor. Então temos dicas para que você possa potencializar as ações do banho no seu dia a dia.

Você sabia que a cada vez que você entra no chuveiro, milhares de células mortas são mandadas ralo abaixo? Pode-se dizer, então, que um bom banho é bem mais que um ritual de limpeza, é uma espécie de protocolo de renovação biológica. Portanto, atenção ao que você faz embaixo d’água! Por exemplo: nada de esfregar demais. Isso pode tirar a proteção natural do corpo. Quem tem a pele extremamente seca, por exemplo, deve passar óleo antes de entrar no chuveiro e nunca se lavar com sabonetes alcalinos que tenham o ph abaixo de 5.5.

Dicas para ter um banho relaxante em 10 minutos:


Nos primeiros minutos:
Cabelos oleosos, secos, tingidos... Lave-os com os produtos adequados ao seu tipo de fio quando sentir que estão sujos, pedindo água e xampu. Condicionador só nas pontas, nunca no couro cabeludo, pois os poros se fecham. Aí, pode aparecer caspa e seborréia.
Aproveite para aplicar, uma vez por semana, uma máscara nutritiva. Deixe o creme nos cabelos durante o tempo que o rótulo do produto informar e, enquanto isso, vá cuidando da pele.



Depois do 5º minuto:
Esfoliar a pele ativa a circulação e remove as células mortas. O corpo ganha um toque suave e os ativos do seu hidratante ou creme anticelulite, por exemplo, conseguem penetrar na pele de forma mais eficiente. Pode-se esfoliar o corpo com creme/óleo esfoliante ou com bucha vegetal. Mas, atenção: a esfoliação deve ser feita uma vez por mês. Em excesso, ela resseca e até agride a pele.

Lá pelo 8º minuto:
Para os banhos diários, prefira os sabonetes líquidos hidratantes, se a pele for seca. Ou em barra, se for oleosa. E trate a pele do corpo com carinho. Só movimentos suaves. Por fim, espalhe o óleo corporal na pele molhada deslizando as mãos por todo o corpo. Os óleos corporais criam uma película protetora sob a pele, impossibilitando a saída de água. Mas, se sua pele for muito seca, não deixe de passar um bom hidratante corporal ao sair do banho.

Dez minutos:
A pele do rosto também pode ser cuidada durante o banho. A microesfoliação, uma ou duas vezes por semana, remove os cravinhos e sujeiras acumulados, deixando a pele mais preparada para receber os cremes diários. Nos outros dias, lave o rosto com sabonetes líquidos que limpam suavemente sem agredir. Máscaras faciais de 15 em 15 dias completam o tratamento. Passe-as antes de entrar no banho e aguarde o tempo indicado no rótulo. No minuto final, uma ducha de água fria dá energia e disposição para começar o dia.

*Informações retiradas da revista Gloss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu recado ou sugestão. Participe de nossas postagens.

Procura por