domingo, setembro 05, 2010

Chapéus de Montão

De onde vieram? Onde estão? Para onde irão?

É o que nos perguntamos nesta estação. Quem vai usar tantos chapéus. Para todos os lados vemos dezenas deles, em todas as vitrines aparecem aos montes, de todas as formas, cores e texturas. Até nós estamos nos rendendo. Então queremos que vocês saibam um pouco mais sobre eles e buscamos uma historinha rápida.

Chapéu é um protetor para a cabeça que pode ter formas variadas, com ou sem abas, e que se utiliza essencialmente para andar na rua.
O chapéu surgiu para a proteção da cabeça, ainda nos povos primitivos da pré-história, das intempéries climáticas (sol escaldante, frio, chuva), como prerrogativa masculina - sendo o homem o responsável pela defesa da tribo ou do clã, sendo depois estendido para a caracterização dos níveis sociais: os reis usavam coroas, os sacerdotes a mitra e os guerreiros o elmo. Teriam, assim, nos mais primitivos formatos, uma espécie de gorro feito em couro, ou em tecido, nos antigos turbantes já presentes cerca de 4.500 anos antes de Cristo. Cerca de 3000 antes de Cristo, na Mesopotâmia, surgem os chapéus que trazem um misto de elmo com capuz, que uns mil anos depois cerca de 2000 antes de Cristo, evolui para um formato mais aprimorado. Torna-se, neste mesmo período, um adereço de dignidade, nobiliárquica, militar e sacerdotal do Antigo Egito. O primeiro chapéu que encontra em suas formas mais semelhantes com o formato "clássico", ou seja, contendo as partes principais do adorno, é o pedaço grego, cuja origem remonta ao século IV antes de Cristo, junto ao píleo. O primeiro encontrou sua forma romana, junto ao capucho, sendo este povo o primeiro a criar um capacete.


Portanto, foi no antigo Egito, na Babilônia e na Grécia que começaram a surgir as primeiras modalidades de chapéus. Inicialmente, usavam-se faixas com a finalidade de prender o cabelo e, mais tarde, os turbantes, as tiaras e as cordas.







Para continuar lendo clik no link da matéria
 
 
 
Bjus e até a próxima

Um comentário:

  1. Eu gosto de chapéu na praia... Mas, ou me chamam de "chique" ou dizem que é coisa de senhora! Rsrs

    ResponderExcluir

Mande seu recado ou sugestão. Participe de nossas postagens.

Procura por