segunda-feira, setembro 20, 2010

Falando sobre... / Terapia Capilar

Heverton Pires formado em técnico Cabeleireiro e Terapia Capilar estará tirando dúvidas sobre doenças do couro cabeludo.

Abrindo o quadro "colunistas" trataremos um pouco sobre o assunto.

O Studium Capelli agora conta com um terapeuta capilar, um profissional especializado a tratar as afecções do couro cabeludo e haste pilosa. A Terapia Capilar é uma técnica de avaliação das alterações do couro cabeludo e cabelo, complementadas pela aplicação de cosméticos adequados, eletroterapia e massagem oxigenante.


As alopecias ou calvícies são as afecções mais procuradas nos consultórios, elas pode ser:

Androgenética: mais comum em homens, é de origem genética e hormonal, não há cura, apenas retardo do tempo, dando uma qualidade de vida melhor ao portador.

Difusa: acomete homens e mulheres, podem ser associados a doenças internas, hormônios, febre aguda, medicamentos, cirurgias, gravidez, quimioterapia, radioterapia, HIV, há tratamento e possível cura, quando associado ao tratamento em medicina convencional.

Areata: também conhecida como pelada, quando há falhas em regiões delimitadas, sem sinais inflamatórios ou atrofias, pode ser associada com fatores genéticos, fenômenos imunológicos, focos infecciosos e estresse.

Traumática: quando há tração ou força numa determinada região, provocando um trauma no couro cabeludo, impedindo que o fio cresça normalmente.

Tricolomania: que é a tração causada pelo hábito de arrancar os cabelos, causadas pelo TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)

Tricotilofagia: consiste em arrancar os pelos e ingeri-los.

Alopécia Total: afeta todos os pêlos do couro cabeludo.

Alopécia universal: afeta todos os pêlos do corpo.

Outras afecções que podem ser tratadas pelo terapeuta capilar são:

Ptiríase, também conhecida como caspa, se não tratada corretamente pode tornar-se uma dermatite seborréica.

Seborréia, é o aumento da secreção no couro cabeludo.

E as doenças da haste são:

Triconodose, que são nós quase imperceptíveis a olho nu.

Tricorrexe nodosa, quando os nós desgastam e rompem o fio.

Tricoptilose, conhecida como pontas duplas.

Tricoclaste traumática, quando a ponta se abre em vários pequenos fios (como um pincel), não há tratamento dessa última, apenas corte.

Argiloterapia: a argila é uma grande aliada do terapeuta,por ser rica em minerais, estimula a circulação sanguínea e linfática, promove micro-abrasão do couro cabeludo, efeito depurativo dos tecidos por absorção, ação remineralizante, promove a reconstituição dos tecidos, intenção ação de limpeza, ação sebo-reguladora e funciona em base de troca, removendo o que tem em excesso e devolvendo que está faltando, cedendo seus elementos naturais indispensáveis ao metabolismo orgânico.



.

Um comentário:

Mande seu recado ou sugestão. Participe de nossas postagens.

Procura por