quinta-feira, setembro 17, 2009

Raio X do Secador

O secador é um ícone indispensável nos salões de beleza. Você, com certeza, já o utilizou ao menos uma vez. Algumas pessoas gostam de tê-lo em casa para uma escova rápida ou mesmo secar os fios antes de dormir. Em uma de nossas "andanças" pela internet encontramos uma matéria que fala tudo sobre aliado feminino. Olha só:

Foi-se o tempo em que o secador era apenas um aparelho que emitia ar quente e tinha no máximo uma variação de velocidade e potência. Essa maquininha pode fazer milagres em um penteado e hoje ganhou status, muitas novidades e modelos diferentes. Para o cabeleireiro Zenaldo Rocha, do salão Pedro Paulo Cabeleireiros ( RJ), na hora de escolher o secador ideal, o profissional deve levar em conta se o aparelho possui um cabo de boa aderência e um fio grande para facilitar o manuseio e os movimentos no cabelo da cliente.

Outro ponto importante, é ter um filtro de fácil remoção para manter a limpeza em dia. E quanto às tecnologias? Na opinião dele existem no mínimo dois itens que não podem faltar. "Se o secador tiver jato quente e íon negativo ou positivo, você com certeza fará um bom trabalho", explica. Veja a seguir o significado de cada tecnologia oferecida pelos secadores mais modernos do mercado

Turmalina > a turmalina é um mineral que quando aquecido emite íons negativos e por isso tem o mesmo efeito de um secador com íons negativos. Ela sela a cutícula do fio e deixa o cabelo muito mais brilhante e com pouco frizz.

Infravermelho > parece coisa de filme de ficção científica, mas nada mais é do que uma radiação de calor que tem o poder de secar os fios de dentro para fora e por isso evita o ressecamento do cabelo. O secador com infravermelho vai proteger a saúde e a beleza das madeixas, deixando-as macias.

Íon Negativo > lembra-se das aulas de química? Pois elas serão muito úteis para entender o poder dos íons negativos. O íon negativo é um átomo que perdeu mais elétrons do que ganhou. De acordo com Nilton Santos, engenheiro responsável da Taiff, em um secador a grande quantidade de íons negativos neutraliza a eletricidade estática e fecha as cutículas dos fios, proporcionando mais brilho.

Íon Positivo > ao contrário do negativo, este tipo ganhou muito mais elétrons do que perdeu e por isso tem o efeito contrário do íon negativo, ou seja, ele abre as cutículas do cabelo e é muito propício para uso conjunto com tratamentos em que a química precisa penetrar no fio, como tinturas e hidratações. Então, se a cliente acabou de hidratar o cabelo, prefira um secador com íons positivos para fazer o brushing.

Antibactericida > como o próprio nome já diz, o secador antibactericida elimina as bactérias e fungos que possivelmente estejam nos fios e no ar. Essa ação é obtida através da nanotecnologia, que é o desenvolvimento de estruturas de novos materiais a partir dos átomos e moléculas. Esses novos materiais desenvolvidos pela nanotecnologia possuem propriedades que garantem o melhor desempenho de produtos aplicados. No caso dos secadores antibactericidas, a nanotecnologia combinada ao titânio é capaz de eliminar as bactérias e fungos. Essa tecnologia proporciona um jato de ar mais puro, secando com mais higiene e deixando os cabelos mais saudáveis.

Jato quente > esse é um item que todo secador tem de ter, é indispensável mesmo! E é controlado pela potência e é bom não exagerar no ar quente porque ele pode ferir o couro cabeludo da sua cliente, e se o secador não tiver outras tecnologias, os fios vão ficar mais ressecados pelo calor excessivo. Usado com moderação, sem encostar no cabelo, o jato quente é responsável por moldar os fios em combinação com uma escova, por exemplo. Ele deixa os cabelos maleáveis.

Jato frio > ele não é indispensável, mas faz muita diferença na hora de finalizar uma escova. Em geral, o jato frio é usado para terminar a escova porque deixa um acabamento mais natural e o cabelo mais solto. O jato frio também pode socorrer o profissional quando ele quer abaixar uma franja que ficou muito em pé e sem caimento. Uma borrifada com jato de ar frio vai fazê-la voltar para o lugar.


*Matéria produzida por Priscila Jacob, retirada da revista Cabelos & Cosméticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu recado ou sugestão. Participe de nossas postagens.

Procura por