quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Maquiagem dos egípcios era também remédio para o olho

Contorno preto usado no antigo Egito combatia infecções, dizem cientistas

Julia Reis, iG São Paulo

Fonte de inspiração para as mulheres até hoje, a maquiagem usada pelos antigos egípcios nos olhos não era só estética. De acordo com cientistas franceses, o contorno preto marcante pode ter sido usado também na prevenção ou tratamento de doenças no olho.
Um estudo divulgado na publicação Analytical Chemistry, da Sociedade Americana de Química, aponta que milhares de anos atrás os egípcios usavam em seus cosméticos substâncias a base de chumbo, presentes também na maquiagem negra usada nos olhos. Essas substâncias auxiliam o sistema imunológico no combate de doenças, estimulando a produção de óxido nítrico nas células da pele.

É possível que os egípcios tenham usado esses cosméticos de forma proposital para evitar e tratar enfermidades como infecção ocular – que pode ser um problema em regiões pantaneiras tropicais como a área do Nilo. Os cientistas observam ainda que dois dos compostos usados não ocorrem naturalmente na natureza e devem ter sido sintetizados pelos egípcios.

No antigo Egito já se acreditava que a maquiagem protegia quem a usasse contra diversas doenças, em função de propriedades "mágicas”. Essa possibilidade era descartada pela maioria dos cientistas até agora, visto que o chumbo pode ser bastante tóxico.

Um comentário:

  1. Só um breve comentário, acreditava-se tanto na magia em maquiagens, que faziam-se desenhos mágicos de acordo com a necessidade do usuário, por exemplo, se estava com problemas com seus escravos, faziam-se desenhos ou hieróglifos para que o usuário tivesse mais domínio sobre o povo. Algo muito usado era o Olho de Hórus, que ajuda na proteção de quem usa.

    Bjs a todos

    ResponderExcluir

Mande seu recado ou sugestão. Participe de nossas postagens.

Procura por