segunda-feira, abril 26, 2010

Visagismo,uma velha nova onda

Na beleza, assim como na moda, as escolhas também podem ser aprimoradas, adaptando as tendências de moda ao estilo de cada um; é isso que a técnica do visagismo proporciona


Chama-se visagismo a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos, de acordo com artista plástico Philip Hallawel, precursor da técnica no país, que escreveu o livro Visagismo, Harmonia e Estética (3ª edição. Senac Editora São Paulo).
O termo é derivado do francês visage, que significa "rosto". Presente em várias áreas que lidam com estética, o termo virou mania no mundo feminino. Apesar de ser novidade para muitas, o conceito já existe há quase 80 anos e era aplicado somente à persona visual de cada um. Na prática o visagismo é a arte de adequar essa imagem de acordo com a personalidade, atividades e princípios do cliente, além das considerações estéticas. Isso significa que o profissional de beleza precisa saber como criar um estilo personalizado para cada um dos seus clientes e estar atento ao perigo de cair na armadilha de criar imagens padronizadas, baseadas nas "tendências" de moda.

Visagismo: conceitos e utilidades

Visagismo é uma análise detalhada de todo o seu perfil, incluindo formato de rosto, estilo pessoal, preferências, etc. O conceito nasceu da necessidade de se trabalhar a melhor imagem de uma pessoa, fundamentada nas suas características físicas e psicológicas. Sua estrutura principal deriva de Hipócrates, o pai da Medicina, que divide a personalidade em quatro tipos: os coléricos, sanguíneos, melancólicos e fleumáticos (ver Boxe). Esses perfis são fundamentais para as escolhas da carreira, do trabalho, do parceiro, do sócio e até da modalidade esportiva. Conhecê-los é essencial para sabermos quem e como somos ou o porquê de nossos hábitos e atitudes e o modo como agimos. O visagismo é a arte de criar uma imagem própria, revelando qualidades internas e externas de uma pessoa, partindo do princípio da linguagem visual, como a harmonia e a estética.
Utiliza para isso, a magia da maquiagem, o corte de cabelo adequado, a coloração ideal, o penteado perfeito, entre outros recursos estéticos.

*Matéria retirada da revista Raça Brasil. Para continuar a ler clique aqui.

Um comentário:

  1. Olá pessoal...
    me desculpem demorar tanto para postar. Mas é que minhe net as vezes está uma catástrofe.
    enfim...

    Nunca me senti tão bem em ver uma foto de uma aranha e um escorpião.

    de fato agora percebemos o que falta para nós. Informação.

    Tenho um conhecido da Vila Nova que perdeu seu filhinho com tres anos de idade devido a picada de um escorpião. Seu filho foi levado mais que rapdamente a um hospital particular e não suportou e veio a falecer.

    Adoro o trBlho de vcs no Blog.
    esta materia esta tornando um tanto quanto interativa.

    também estou adorando ver as clientes de vcs aki.
    cara vcs mandam ver mesmo. parece que as cabeças mais importantes da cidade passam por ai.

    um forte beijo.
    um dia vou aparecer pra fazer um escovão maravilhoso destes que só vcs sabem fazer. e vou querer uma foto minha no blog. ai de vcs se não postarem. rsrsrs


    bjusssss

    Gabi.

    ResponderExcluir

Mande seu recado ou sugestão. Participe de nossas postagens.

Procura por